Presença Especial


Logo depois da dinâmica a Funcionária Tatiane foi conversar com o grupo, falando um pouco da sua adolescência e também de como a mensagem da música ' Aos olhos do Pai' ajudou em sua vida.
Foi um momento muito especial do encontro:






Uma boa oportunidade para você também assistir esse lindo vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=aO4PqBuqr4k











Dinâmica de grupo!

Hoje fizemos um encontro diferente, onde todos puderam falar mais de como se sentem! A galera adorou! Algumas fotos:


Encontro de 19/05/2009

''Não há saber mais, nem saber menos, há saberes diferentes''-Paulo Freire

Os Alunos estavam motivados para confecção de cartazes e prepararam dicas para os colegas do Colégio Est. Prof. Paulo Freire. Aqui estão algumas fotos desse encontro :
Vale a pena conferir!!!






Alguns momentos do Programa











Comentários do Grupo




Meu nome e Natalia, estou no 3°ano EM e estou fazendo parte do grupo Adolescendo com Responsabilidade, eu acho um programa muito produtivo e educativo, com ele eu aprendi novas coisas que eu não saberia se não houvesse o programa sempre com temas novos educativos sendo eles sobre adolescência , gravidez na adolescência ou sexualidade. Aprendemos coisas que muitas vez a escola não da conta. E bom termos um espaço para reflexão de assuntos polêmicos.
A adolescência tem varias fases, e essa passagem de fases e muito complicada, pois as verdadeiras responsabilidades começam a surgir tais como: a preocupação pelo futuro profissional, faculdade e ainda,a procura de emprego e as inscrições nos concursos. Na verdade estamos em busca de independência ..... mais será que vale a pena ser independente? o que você acha?...

Administradoras do Blog!


Esta equipe está responsável pela manutenção do blog. Na foto Camila, Maristela e Luiza.

Acreditamos no trabalho em equipe,com carinho e compreensão para o sucesso com os adolescentes.

Como diria Paulo Freire: "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo".

Histórico do Projeto


O Programa Viva a Escola criado pela Secretaria da Educação do Paraná, visa a expansão de atividades pedagógicas realizadas na escola como complementação curricular, vinculadas ao Projeto Político Pedagógico, a fim de atender às especificidades da formação do aluno e de sua realidade. Proporciona condições para que os profissionais da educação, os educandos da Rede Pública Estadual e a comunidade escolar, desenvolvam diferentes atividades pedagógicas no estabelecimento de ensino no qual estão vinculados, além do turno escolar.

Dentro dessa visão, foi criado o Programa Adolescendo com Responsabilidade pela Professora Maristela Fernandes Dallabona, desenvolvido no Colégio Estadual Prof. Paulo Freire, Pinhais – PR.

O objetivo desse projeto é contribuir para a criação de um espaço de reflexão e discussão do tema sexualidade e adolescência, estimulando a autonomia e responsabilidade dos jovens, a fim de favorecer a redução de gestações na adolescência e prevenção de DST, HIV/AIDS.

Promover discussões/reflexões com o grupo sobre: adolescência, puberdade, métodos contraceptivos, ciclos sexuais e reprodutivos e temas afins.

Realizar entrevistas com mães adolescentes da comunidade sobre o que mudou após a maternidade.

Convidar mães adolescentes para dar seu depoimento sobre o tema.

Falar sobre os métodos contraceptivos, informando os oferecidos pelo (SUS) na Unidade de Saúde que é referência à escola.

Estimular a criação de ações específicas para adolescentes na rede de saúde.

Avaliar as condições para formação de jovens multiplicadores do conhecimento adquirido.