Histórico do Projeto


O Programa Viva a Escola criado pela Secretaria da Educação do Paraná, visa a expansão de atividades pedagógicas realizadas na escola como complementação curricular, vinculadas ao Projeto Político Pedagógico, a fim de atender às especificidades da formação do aluno e de sua realidade. Proporciona condições para que os profissionais da educação, os educandos da Rede Pública Estadual e a comunidade escolar, desenvolvam diferentes atividades pedagógicas no estabelecimento de ensino no qual estão vinculados, além do turno escolar.

Dentro dessa visão, foi criado o Programa Adolescendo com Responsabilidade pela Professora Maristela Fernandes Dallabona, desenvolvido no Colégio Estadual Prof. Paulo Freire, Pinhais – PR.

O objetivo desse projeto é contribuir para a criação de um espaço de reflexão e discussão do tema sexualidade e adolescência, estimulando a autonomia e responsabilidade dos jovens, a fim de favorecer a redução de gestações na adolescência e prevenção de DST, HIV/AIDS.

Promover discussões/reflexões com o grupo sobre: adolescência, puberdade, métodos contraceptivos, ciclos sexuais e reprodutivos e temas afins.

Realizar entrevistas com mães adolescentes da comunidade sobre o que mudou após a maternidade.

Convidar mães adolescentes para dar seu depoimento sobre o tema.

Falar sobre os métodos contraceptivos, informando os oferecidos pelo (SUS) na Unidade de Saúde que é referência à escola.

Estimular a criação de ações específicas para adolescentes na rede de saúde.

Avaliar as condições para formação de jovens multiplicadores do conhecimento adquirido.
3 Responses
  1. Jeenny Says:

    Este projeto e um maximoooo! Parabééns a toodos!


  2. Parabéns pelo Projeto!!
    Particularmente, estou muito feliz...sou prima da Profª Maristela e sei que o projeto está em ótimas mãos!!
    Deus abençoe a todos!
    super bj


  3. Anônimo Says:

    OI GALERA O PROJETO ESTA OTIMO MUITO LEGAL !!! BEIJOS PARA TODOS.